Benefícios do jejum intermitente para a saúde

Nos últimos tempos, tornou-se muito de moda praticar o jejum intermitente comométodo seguro e eficaz para perder peso. Mas, em que consiste o jejum intermitente? O jejum intermitente baseia-se em concentrar as refeições do dia em um período de tempo que, por regra geral, costuma oscilar entre as seis e as oito horas, enquanto que as de 16 ou 18 horas restantes do dia, não se ingerem alimentos de qualquer tipo.

O jejum intermitente ajuda a estimular o corpo para que faça uso de sua energia armazenada, centrando-se em queimar gordura em vez de queimar carboidratos (glicose). A chave deste método é que seus benefícios vão muito mais longe do que a mera perda de pesou, os benefícios do jejum intermitente para o organismo ficaram mais do que comprovados. Conheça tudo o que pode oferecer-lhe este método!

Principais benefícios do jejum intermitente

Não há dúvida que o jejum intermitente é um método para perder peso sem riscos ou consequências para o organismo. Desde outrora, muitas foram as civilizações que manifestaram os muitos benefícios de jejuar para a saúde do corpo, de fato, muitos sistemas de medicina tradicionais baseadas em jejum , devido às suas excelentes benefícios.

  • Ajuda a promover a produção de hormônio do crescimento
  • Encarrega-Se de cuidar da saúde do coração

  • Ajuda a proteger o cérebro e prevenir o aparecimento de doenças, como a demência
  • Ajuda a promover a queima das gorduras acumuladas no organismo
  • Permite normalizar os níveis de grelina
  • Tem efeitos muito positivos sobre a plasticidade neuronal
  • Permite normalizar a sensibilidade ao hormônio leptina
  • Retarda o envelhecimento

 

  • Diminui os níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicérides
  • Limita o crescimento de células tumorais ou cancerígenas
  • Melhora a sensibilidade à insulina e a utilização da glicose
  • É um grande aliado para conseguir a redução de peso em pessoas com sobrepeso ou obesas
  • Aumenta a oxidação de gordura, empleándola para criar energia

Tipos de jejum intermitente

Podem distinguir-Se essencialmente 3 tipos diferentes de jejum intermitente que têm surgido nos últimos tempos, à medida que se foi estendendo o hábito de seguir o jejum intermitente , como um método de emagrecimento e método para melhorar a saúde:

Tipo 1. Método 16/8 (jejum intermitente diário)

Trata-Se da forma mais comum, assim como da forma original, de seguir o jejum intermitente. Neste caso, deve-se ajudar a 16 horas por dia, e comer somente concentrando as refeições em 6 a 8 horas consecutivas do dia. É a maneira mais comum de realizar este sistema para perder peso e ganhar saúde.

Tipo 2. Comer – Fast-Comer (jejum intermitente, em dias alternados)

Baseia-Se em comer um dia sim e um dia não. A desvantagem desta versão é que, se tomadas em conta o tempo de dormir, o jejum poderia estender até mais de 24 horas, chegando até as 32-36 horas de jejum. Isso é muito difícil para a grande maioria das pessoas, especialmente se você está apenas começando com este método. Não é o mais recomendado.

Tipo 3. Plano 5:2 do jejum intermitente

Esta versão centra-se em comer 5 dias por semana, com variedade e 2 dias de jejum. Nos dias de jejum aconselha-se ingerir apenas uma quarta parte da ingestão normal de calorias, ou seja, cerca de 500 calorias no caso das mulheres e cerca de 600 calorias, no caso dos homens. Neste caso, é preciso beber muita água e chá. Você pode escolher os dias que preferir.

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