Benefícios das frutas mudam de acordo com seu estado de maturação

Todos são conhecidos os magníficos benefícios que as frutas trazem para a nossa alimentação, e, portanto, também a nossa própria vida, sendo um pilar fundamental para poder desfrutar de uma alimentação mais rica e saudável, que ajuda o nosso organismo a realizá-los funções que deve ser da forma mais eficaz possível. É claro que a alimentação perfeita não é baseada apenas em frutas, porque este alimento nos oferece uma série de benefícios, mas devemos buscar o resto em outros alimentos como carne, peixe ou legumes. De fato, as próprias frutas nos oferecem vários benefícios conforme seu nível de maturação.


E é que, por ser um alimento cem por cento natural, que não é processada (ou não deveria, pelo menos), as frutas precisam de um tempo estipulado para poder desenvolver-se completamente. Se bem que muitos só comem quando estão completamente maduras, outras pessoas preferem mesmo quando estão algo verdes, ou seja, quando o seu nível de maturação ainda não é absoluto. O sabor é diferente e é o que mais se nota, mas os nutrientes e as propriedades da fruta também mudam de acordo com sua maturação, pelo que os seus benefícios serão diferentes.


Propriedades da fruta verde


Se optamos por comer fruta que ainda não está totalmente madura, ou fruta verde, como é conhecido pela cor que tem, nos encontraremos com alguns benefícios muito interessantes. Por exemplo, o nível de glicose da fruta no estado de maturação é menor, pelo que o seu sabor varia (é menos doce), mas também nos permite comer mais porque essa mesma quantidade de glicose está controlada e o nosso corpo pode assimilá-lo melhor, antes de transformar-se em açúcar e passe a engrossar, nunca melhor dito, alguma que outra parte do nosso organismo em forma de reserva.

fruta verde ou madura diferenças

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O que é boa a fruta madura?


Quando o fruto já está maduro, ou seja, em perfeitas condições para ser comida, o sabor é muito mais intenso, precisamente por causa da presença de glicose, mas também de outros nutrientes que conseguiram desenvolver-se nessa última fase de maturação. Seu aporte nutricional e vitamínico é muito maior do que a fruta verde, e é também menos indigesta. O nível de glicose sobe, mas ainda mantém-se em algo mais do que aceitável para o nosso corpo, desde que nos limitemos ao estipulado como recomendado, entre quatro e cinco peças de fruta por dia, dentro de uma dieta equilibrada.

como aproveitar a fruta madura

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Há um terceiro estado, quando a fruta já está madura, que é o momento em que, mais intenso é o seu sabor, o que para muitos é mais apetitoso. No entanto, como vimos antes, isso acontece pelo excesso de frutose, que em nosso corpo vai se transformar em glicose (açúcar). Esse peso há que comer muita fruta pode ser perigoso para os nossos níveis de açúcar ou até mesmo para manter o nosso peso. Os nutrientes e vitaminas já não são tão importantes neste estado de maturação, embora seja verdade que a fruta muito madura destaca-se por sua contribuição em fibra.


Os melhores truques para aproveitar a fruta passada


O estado de maturação da fruta, como você pode conferir neste artigo, é um motivo importante para que selecionamos de uma forma ou de outra, não só pelo seu sabor, que é algo que faz com que muitos proveito de um ou de outro, mas também pelo próprio contribuição tanto em frutose, como em vitaminas e minerais. Como dissemos anteriormente, o recomendado por especialistas é consumir entre quatro e cinco peças de fruta diariamente, misturadas a ser possível com legumes, para cimentar uma alimentação totalmente equilibrada com que possamos nos sentir mais à vontade em nosso próprio corpo.


O que é melhor comer a fruta verde ou madura?


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