7 saborosas alternativas para substituir a alface em suas saladas

Se você gosta de saladas, mas você está cansado de que a alface seja o ingrediente principal de forma habitual neste prato, descubra outras alternativas ricas e saudáveis que você pode usar na hora de preparar suas saladas.


A alface tem muitos benefícios, especialmente para aquelas pessoas que estão de regime e que querem perder peso de uma forma equilibrada e sem confiar em dietas milagrosas. Este vegetal verde nos ajuda a expelir líquidos com facilidade, nos mantém bem hidratados tanto nos meses de verão como de inverno, e nos dá muita fibra para o correto funcionamento de nosso sistema intestinal.


No entanto, a maioria de saladas que devemos preparar-nos no dia-a-dia ou que gosto, quando saímos para comer fora, têm como ingrediente principal a alface, algo que pode levar a cansarnos. Por isso, inscreva-se estas sete alternativas para suas próximas saladas e descansa de alface durante algum tempo.


Atualmente, algumas plantas herbáceas como a escarola estão ganhando muito terreno na tradicional alface na preparação de saladas. Mas é um pouco mais amarga, uma vez que você se acostumar com o sabor, a escarola se parece deliciosa. Além disso, tem um valor nutricional mais completo que a alface , pois possui uma grande quantidade de vitamina A e também de vitamina C.


escarola


Outra alternativa muito saudável e natural para substituir a alface em suas saladas ou guarnições é a endivia. Esta planta herbácea é rica em fibras, e os seus nutrientes constituem um bálsamo reparador para o aparelho digestivo. Além disso, com um teor em água que representa cerca de 90%, as endivias são grandes aliadas para as pessoas que querem perder peso. E é que 100 gramas de endivias apenas contribuem 17 calorias.


Além disso, a chicória é um vegetal com propriedades múltiplas e que vai trazer uma intensa explosão de sabor às nossas saladas. Esta planta herbácea provém da África, mas o seu consumo já está mais do que difundido em toda a Europa. É rica em vitaminas dos grupos B e vitamina C, e também em taninos, algumas moléculas de desinfetantes e que nos ajudam a depurar o organismo.


Couve lombarda


Outra alternativa perfeita e muito saborosa para a alface em nossas saladas é a couve lombarda, um tipo de couve que podemos comprar no supermercado ao longo de todo o ano. Este vegetal conta, sobretudo, com níveis elevados de antocianina, um antioxidante que ajuda a proteger o coração, bem como a manter a ponto nosso sistema imunitário. Para poder consumi-la recomenda-se saltearla previamente, ou, dar-lhe uma breve cozedura de cinco minutos com um jato de limão e sal abundante.


Outro vegetal altamente recomendável para substituir a alface em nossas saladas são os agrião, uma planta herbácea, que procede do Norte da Europa e da Ásia setentrional. Além disso, o agriãoé um vegetal rico em iodo, ferro, e vitaminas A e C, assim como a vitamina E. Se bem é certo que o agrião traz um certo sabor de nossos pratos, uma vez que você se acostumar com suas nuances, você será imprescindível em todas as suas saladas.

folhas-verde-espinafre

As espinafre cru são também ser uma alternativa perfeita para a preparação de todo o tipo de saladas, especialmente daquelas contêm ingredientes temperados como carnes ou legumes cozidos. Além de ser uma fonte inesgotável de ferro e vitaminas A e C, espinafre possuem um sabor suave e agradável que combinará perfeitamente com todos os seus pratos.


Finalmente, se quiser conseguir uma salada com um colorido muito especial e um sabor característico, não hesite em experimentar as folhas de beterraba , como uma alternativa para a alface. Além de ser rica em beta-caroteno, vitamina C, ferro e cálcio, as folhas de beterraba também são o acompanhamento ideal em pratos de peixe, carne ou massa.


Deixe uma resposta