Browse Month

Fevereiro 2018

10 dicas para prevenir o câncer de mama.

O câncer de mama é um dos cancros mais comuns nos últimos anos. Quando é detectado a tempo, o paciente tem muitas chances de cura e superação. Por este motivo, é muito importante que você realize os exames necessários e acudas regularmente ao médico, especialmente se você tem algum tipo de predisposição genética.

Se bem que as mulheres estão informadas sobre os estudos obrigatórios de rotina que devem fazer para controlar a sua saúde, desconhecem que existem muitos fatores que podem contribuir para a prevenção. Se temos 10 dicas saudáveis que ajudam a prevenir o câncer de mama.

10 Dicas saudáveis para prevenir o câncer de mama.

1.Se você puder, evite os raios-X.
Muitos médicos indicam estudos com raios-X, e são indispensáveis. No entanto, outros, diante de qualquer doença sem realizar nenhum tipo de checagem, possibilidade de publicar o raios X de forma compulsiva. Neste último caso, recomendamos que procure uma segunda opinião de outro profissional. Quando não é estritamente necessário, a contínua exposição à radiação de raios-X pode provocar mutações no DNA e ativar as células cancerígenas.

2.Tenha um filho.
Engravidar antes dos 35 anos de idade diminui as chances de desenvolver câncer de mama. Esta não é uma opção para todos, mas se você tem a possibilidade de planear a sua família, não deixe passar muito tempo para ter seu primeiro filho.

3.Realiza atividade física.
Algumas pesquisas têm confirmado que fazer exercícios aeróbicos ajuda a prevenir o câncer de mama. Mesmo as pacientes curadas de câncer de mama, que treinam regularmente têm menos chances de sufrirlo novamente. No Mínimo, você deve fazer três horas semanais de atividade física.

4.Cuide do seu peso corporal.
O excesso de peso é um fator de risco para contrair câncer. É necessário que cuide do seu peso corporal, especialmente após a menopausa, que é onde aumentam as possibilidades.

5.Consome hormônios somente se necessário.
É muito comum levar um tratamento de hormonas durante a menopausa. Embora os suplementos de hormônios podem aliviar os sintomas, algumas investigações científicas têm demonstrado que a união da progesterona e o estrogênio aumenta as chances de desenvolver câncer de mama, um ataque vascular cerebral e infarto do miocárdio. Leva a cabo um tratamento com estes hormônios somente se for muito necessário.

6.Evite consumir bebidas alcoólicas.
O consumo regular de bebidas alcoólicas se torna mais propensa ao câncer de mama. Isto significa que, se você beber um gole, eventualmente, não corre riscos. No entanto, se consumir mais de quatro bebidas alcoólicas por semana ou você fica bêbado a cada fim de semana, os riscos aumentam.

7.Alimenta por mais tempo.
A amamentação, além de ser muito benéfica para a criança, mantém longe o câncer. Por quanto tempo amamentar? O tempo que a mãe e a criança decidam. A Organização Mundial da Saúde recomenda um período mínimo de seis meses e até dois anos de idade.

8.Não negligencie seus estudos de mamografia.
Se você tem 50 anos ou mais, não deve deixar de realizar seus estudos de prevenção e controle, já que uma mamografia e uma detecção precoce podem salvar vidas. Se você tem menos de 50 anos, você deve discutir com seu ginecologista de confiança se uma mamografia é necessária, quantas vezes ao ano, seu histórico familiar, etc., Segue os seus conselhos ao pé da letra.

9.Cuidado com as carnes vermelhas!
O consumo excessivo de gordura animal teria impacto sobre as chances de câncer de mama. Diminui o consumo de carnes vermelhas e aumenta a ingestão de frutas, legumes e alimentos que contenham ácidos gordos essenciais Omega, como peixes, sementes e grãos inteiros.

10.Realiza um auto-exame regularmente.
Todos os dias o banho ou ao acordar, realízate um auto-exame mamário para detectar nódulos, caroços ou anormalidades em seus seios. Para isso, eleva o braço do lado que você vai procurar. Apalpa seu seio, e toda a área glandular debaixo do braço. Em seguida, repita os passos do outro lado. Preste também atenção a temperatura e as mudanças na coloração da pele ou mamilo. Dialoga com o seu médico diante de qualquer dúvida que tenha.

Benefícios dos mirtilos | Propriedades de mirtilos

Faça uma excursão para a floresta é sempre uma boa idéia. Faremos o exercício, respiramos ar puro e podemos aproveitar para pegar bagas e frutos silvestres, sempre com moderação e recolhendo apenas os que conhecemos.


Um dos frutos da floresta mais populares e deliciosos são os mirtilos, que também figuram entre os mais saudáveis para o nosso organismo. Existem diferentes variedades de mirtilo, mas em todos os casos, trata-se de uma baga muito nutritivo e benéfico.


Tipos de mirtilos


Os mais comuns são os amoras ou americanos, de cor azulada, e um diâmetro que vai de 6,5 a 12,5 milímetros. São a variedade mais rica em vitamina C, e ainda dentro deste tipo existem diferentes variedades de acordo com amadureçam antes ou depois, o sabor é semelhante.


Também existe o arando vermelho ou azedo, bagas pequenas, rosa pálido; o vermelho pequeno, reconhecível por suas folhas triangulares; e o vermelho americano, que sabe semelhante ao da maçã.


Os mirtilos negros costumam comer crus, outros utilizam-se muito em bolos.


Propriedades saudáveis do mirtilo



Já dissemos que as amoras são ricas em vitamina C, a que se soma a vitamina K. a Sua cor escura é devido à antocianina, um grupo de flavonóides, que além de dar aquela cor tão característico, é um potente antioxidante.


No capítulo de minerais destacam-se o potássio, o ferro e o cálcio, tem muito poucos hidratos de carbono, as gorduras são escassas ou nulas são livres de colesterol. Como tantas outras frutas, é rico em fibras e possui um grande poder diurético e adstringente.


Com esses valores nutritivos os mirtilos ajudam a prevenir doenças cardiovasculares ou diabetes. De fato, evitar os problemas associados à síndrome metabólica, que inclui fatores de risco, como a obesidade, a hipertensão, inchaço, intolerância à glicose ou resistência à insulina. Os antioxidantes protegem o coração, ajudam a reduzir o colesterol ou o estresse oxidativo; e desta forma se reduz o consumo de medicamentos ou a necessidade de intervenções.


Também são bons para a cabeça. Previne os sintomas da velhice, especialmente no cérebro, e seus flavonóides reforçam a memória e funções cognitivas como a aprendizagem. Assim é mais difícil de se desenvolver doenças como o mal de alzheimer ou o mal de parkinson, e o cérebro está a salvo dos perigosos radicais livres. Além de uma melhor memória, sua pele também vai se manter mais jovem. Também comprovou-se que são muito benéficos para a saúde dos olhos, melhorando a visão e a prender a formação de cataratas.



Antes estávamos mencionando o poder diurético de mirtilos, mas o que muita gente não sabe é que ajudam na prevenção e tratamento de problemas relacionados com o sistema urinário. Por exemplo, as infecções de urina: os mirtilos contêm uma substância que impede que as bactérias que causam estas infecções aderir ao tecido da bexiga, evitando assim o aparecimento destas infecções. De passagem evita a inflamação da bexiga e problemas como a cistite, os rins, próstata ou uretra.


Como conservar os mirtilos


A coleta de mirtilo não é nenhum segredo, mas se quiser conservá-los uns dias em casa sim que temos algumas diretrizes a seguir:



  • Para começar, separe os mirtilos rígidos dos que se tenham posto moles (escusado será dizer que os mirtilos que estejam mohosos você tem que jogá-los).

  • Come primeiro com os que estão moles, duros suportarão um pouco mais.

  • Se os misturamos os rígidos se estragam antes, e certifique-se de guardá-los em um lugar seco.

  • Se houver umidade aparecerá essa camada de oxidação que nos obrigará a jogá-los no lixo.

Agora que você conhece todas as propriedades dos mirtilos não tens de deixar de incluí-los em sua dieta para obter todos os seus benefícios.

Benefícios das frutas mudam de acordo com seu estado de maturação

Todos são conhecidos os magníficos benefícios que as frutas trazem para a nossa alimentação, e, portanto, também a nossa própria vida, sendo um pilar fundamental para poder desfrutar de uma alimentação mais rica e saudável, que ajuda o nosso organismo a realizá-los funções que deve ser da forma mais eficaz possível. É claro que a alimentação perfeita não é baseada apenas em frutas, porque este alimento nos oferece uma série de benefícios, mas devemos buscar o resto em outros alimentos como carne, peixe ou legumes. De fato, as próprias frutas nos oferecem vários benefícios conforme seu nível de maturação.


E é que, por ser um alimento cem por cento natural, que não é processada (ou não deveria, pelo menos), as frutas precisam de um tempo estipulado para poder desenvolver-se completamente. Se bem que muitos só comem quando estão completamente maduras, outras pessoas preferem mesmo quando estão algo verdes, ou seja, quando o seu nível de maturação ainda não é absoluto. O sabor é diferente e é o que mais se nota, mas os nutrientes e as propriedades da fruta também mudam de acordo com sua maturação, pelo que os seus benefícios serão diferentes.


Propriedades da fruta verde


Se optamos por comer fruta que ainda não está totalmente madura, ou fruta verde, como é conhecido pela cor que tem, nos encontraremos com alguns benefícios muito interessantes. Por exemplo, o nível de glicose da fruta no estado de maturação é menor, pelo que o seu sabor varia (é menos doce), mas também nos permite comer mais porque essa mesma quantidade de glicose está controlada e o nosso corpo pode assimilá-lo melhor, antes de transformar-se em açúcar e passe a engrossar, nunca melhor dito, alguma que outra parte do nosso organismo em forma de reserva.

fruta verde ou madura diferenças

Choke29 || Shutterstock


O que é boa a fruta madura?


Quando o fruto já está maduro, ou seja, em perfeitas condições para ser comida, o sabor é muito mais intenso, precisamente por causa da presença de glicose, mas também de outros nutrientes que conseguiram desenvolver-se nessa última fase de maturação. Seu aporte nutricional e vitamínico é muito maior do que a fruta verde, e é também menos indigesta. O nível de glicose sobe, mas ainda mantém-se em algo mais do que aceitável para o nosso corpo, desde que nos limitemos ao estipulado como recomendado, entre quatro e cinco peças de fruta por dia, dentro de uma dieta equilibrada.

como aproveitar a fruta madura

leonori || Shutterstock


Há um terceiro estado, quando a fruta já está madura, que é o momento em que, mais intenso é o seu sabor, o que para muitos é mais apetitoso. No entanto, como vimos antes, isso acontece pelo excesso de frutose, que em nosso corpo vai se transformar em glicose (açúcar). Esse peso há que comer muita fruta pode ser perigoso para os nossos níveis de açúcar ou até mesmo para manter o nosso peso. Os nutrientes e vitaminas já não são tão importantes neste estado de maturação, embora seja verdade que a fruta muito madura destaca-se por sua contribuição em fibra.


Os melhores truques para aproveitar a fruta passada


O estado de maturação da fruta, como você pode conferir neste artigo, é um motivo importante para que selecionamos de uma forma ou de outra, não só pelo seu sabor, que é algo que faz com que muitos proveito de um ou de outro, mas também pelo próprio contribuição tanto em frutose, como em vitaminas e minerais. Como dissemos anteriormente, o recomendado por especialistas é consumir entre quatro e cinco peças de fruta diariamente, misturadas a ser possível com legumes, para cimentar uma alimentação totalmente equilibrada com que possamos nos sentir mais à vontade em nosso próprio corpo.


O que é melhor comer a fruta verde ou madura?

Benefícios do jejum intermitente para a saúde

Nos últimos tempos, tornou-se muito de moda praticar o jejum intermitente comométodo seguro e eficaz para perder peso. Mas, em que consiste o jejum intermitente? O jejum intermitente baseia-se em concentrar as refeições do dia em um período de tempo que, por regra geral, costuma oscilar entre as seis e as oito horas, enquanto que as de 16 ou 18 horas restantes do dia, não se ingerem alimentos de qualquer tipo.

O jejum intermitente ajuda a estimular o corpo para que faça uso de sua energia armazenada, centrando-se em queimar gordura em vez de queimar carboidratos (glicose). A chave deste método é que seus benefícios vão muito mais longe do que a mera perda de pesou, os benefícios do jejum intermitente para o organismo ficaram mais do que comprovados. Conheça tudo o que pode oferecer-lhe este método!

Principais benefícios do jejum intermitente

Não há dúvida que o jejum intermitente é um método para perder peso sem riscos ou consequências para o organismo. Desde outrora, muitas foram as civilizações que manifestaram os muitos benefícios de jejuar para a saúde do corpo, de fato, muitos sistemas de medicina tradicionais baseadas em jejum , devido às suas excelentes benefícios.

  • Ajuda a promover a produção de hormônio do crescimento
  • Encarrega-Se de cuidar da saúde do coração

  • Ajuda a proteger o cérebro e prevenir o aparecimento de doenças, como a demência
  • Ajuda a promover a queima das gorduras acumuladas no organismo
  • Permite normalizar os níveis de grelina
  • Tem efeitos muito positivos sobre a plasticidade neuronal
  • Permite normalizar a sensibilidade ao hormônio leptina
  • Retarda o envelhecimento

 

  • Diminui os níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicérides
  • Limita o crescimento de células tumorais ou cancerígenas
  • Melhora a sensibilidade à insulina e a utilização da glicose
  • É um grande aliado para conseguir a redução de peso em pessoas com sobrepeso ou obesas
  • Aumenta a oxidação de gordura, empleándola para criar energia

Tipos de jejum intermitente

Podem distinguir-Se essencialmente 3 tipos diferentes de jejum intermitente que têm surgido nos últimos tempos, à medida que se foi estendendo o hábito de seguir o jejum intermitente , como um método de emagrecimento e método para melhorar a saúde:

Tipo 1. Método 16/8 (jejum intermitente diário)

Trata-Se da forma mais comum, assim como da forma original, de seguir o jejum intermitente. Neste caso, deve-se ajudar a 16 horas por dia, e comer somente concentrando as refeições em 6 a 8 horas consecutivas do dia. É a maneira mais comum de realizar este sistema para perder peso e ganhar saúde.

Tipo 2. Comer – Fast-Comer (jejum intermitente, em dias alternados)

Baseia-Se em comer um dia sim e um dia não. A desvantagem desta versão é que, se tomadas em conta o tempo de dormir, o jejum poderia estender até mais de 24 horas, chegando até as 32-36 horas de jejum. Isso é muito difícil para a grande maioria das pessoas, especialmente se você está apenas começando com este método. Não é o mais recomendado.

Tipo 3. Plano 5:2 do jejum intermitente

Esta versão centra-se em comer 5 dias por semana, com variedade e 2 dias de jejum. Nos dias de jejum aconselha-se ingerir apenas uma quarta parte da ingestão normal de calorias, ou seja, cerca de 500 calorias no caso das mulheres e cerca de 600 calorias, no caso dos homens. Neste caso, é preciso beber muita água e chá. Você pode escolher os dias que preferir.

Além do jejum recomendo QUITOPLAN FUNCIONA uma solução muito interessante para emagrecer e perder peso.

7 saborosas alternativas para substituir a alface em suas saladas

Se você gosta de saladas, mas você está cansado de que a alface seja o ingrediente principal de forma habitual neste prato, descubra outras alternativas ricas e saudáveis que você pode usar na hora de preparar suas saladas.


A alface tem muitos benefícios, especialmente para aquelas pessoas que estão de regime e que querem perder peso de uma forma equilibrada e sem confiar em dietas milagrosas. Este vegetal verde nos ajuda a expelir líquidos com facilidade, nos mantém bem hidratados tanto nos meses de verão como de inverno, e nos dá muita fibra para o correto funcionamento de nosso sistema intestinal.


No entanto, a maioria de saladas que devemos preparar-nos no dia-a-dia ou que gosto, quando saímos para comer fora, têm como ingrediente principal a alface, algo que pode levar a cansarnos. Por isso, inscreva-se estas sete alternativas para suas próximas saladas e descansa de alface durante algum tempo.


Atualmente, algumas plantas herbáceas como a escarola estão ganhando muito terreno na tradicional alface na preparação de saladas. Mas é um pouco mais amarga, uma vez que você se acostumar com o sabor, a escarola se parece deliciosa. Além disso, tem um valor nutricional mais completo que a alface , pois possui uma grande quantidade de vitamina A e também de vitamina C.


escarola


Outra alternativa muito saudável e natural para substituir a alface em suas saladas ou guarnições é a endivia. Esta planta herbácea é rica em fibras, e os seus nutrientes constituem um bálsamo reparador para o aparelho digestivo. Além disso, com um teor em água que representa cerca de 90%, as endivias são grandes aliadas para as pessoas que querem perder peso. E é que 100 gramas de endivias apenas contribuem 17 calorias.


Além disso, a chicória é um vegetal com propriedades múltiplas e que vai trazer uma intensa explosão de sabor às nossas saladas. Esta planta herbácea provém da África, mas o seu consumo já está mais do que difundido em toda a Europa. É rica em vitaminas dos grupos B e vitamina C, e também em taninos, algumas moléculas de desinfetantes e que nos ajudam a depurar o organismo.


Couve lombarda


Outra alternativa perfeita e muito saborosa para a alface em nossas saladas é a couve lombarda, um tipo de couve que podemos comprar no supermercado ao longo de todo o ano. Este vegetal conta, sobretudo, com níveis elevados de antocianina, um antioxidante que ajuda a proteger o coração, bem como a manter a ponto nosso sistema imunitário. Para poder consumi-la recomenda-se saltearla previamente, ou, dar-lhe uma breve cozedura de cinco minutos com um jato de limão e sal abundante.


Outro vegetal altamente recomendável para substituir a alface em nossas saladas são os agrião, uma planta herbácea, que procede do Norte da Europa e da Ásia setentrional. Além disso, o agriãoé um vegetal rico em iodo, ferro, e vitaminas A e C, assim como a vitamina E. Se bem é certo que o agrião traz um certo sabor de nossos pratos, uma vez que você se acostumar com suas nuances, você será imprescindível em todas as suas saladas.

folhas-verde-espinafre

As espinafre cru são também ser uma alternativa perfeita para a preparação de todo o tipo de saladas, especialmente daquelas contêm ingredientes temperados como carnes ou legumes cozidos. Além de ser uma fonte inesgotável de ferro e vitaminas A e C, espinafre possuem um sabor suave e agradável que combinará perfeitamente com todos os seus pratos.


Finalmente, se quiser conseguir uma salada com um colorido muito especial e um sabor característico, não hesite em experimentar as folhas de beterraba , como uma alternativa para a alface. Além de ser rica em beta-caroteno, vitamina C, ferro e cálcio, as folhas de beterraba também são o acompanhamento ideal em pratos de peixe, carne ou massa.